ENTREVISTA | Velt™ Design from rio de janeiro

Qual o conceito que inspirou o nome  Velt™ | design from rio de janeiro?
Quando fundamos a marca, tínhamos a intenção de revelar o lado criativo e do design produzido no Rio de janeiro. Um estilo original, baseado em conceitos de design, que unisse algumas dessas características: Masculino / Minimalista / Gráfico / Sutil / Equilibrado / Justo. E o nome traduz esse conceito.

Velt_boobam

Como vocês dois se conheceram e como surgiu a ideia de criar o estúdio? Contem mais sobre a trajetória de vocês.
Eu (Leo) iniciei a Velt em 2008, desenhando roupas, mas já de olho em ampliar o mix para outros objetos. Quando nos conhecemos, no escritório de Design Indio da Costa, em 2013, o Till era um dos principais braços da área de Produto e eu da área de Experiência de marca. Logo ficamos amigos e durante um aniversário meu, em uma conversa bem descontraída, encontramos um desejo em comum: desenhar objetos e móveis. A partir daí, concluímos que a Velt era a plataforma perfeita para isso.

Acabei convidando-o para ser sócio. Em pouco tempo já estávamos desenhando, prototipando e produzindo um monte de coisas. Como nós dois temos um background grande em design de produto, cenografia e a paixão por detalhes, a marca cresceu em várias direções. Hoje você consegue encontrar a Velt em vários hóteis, galerias, restaurantes e, com certeza, em muitos armários do país inteiro.

Velt_MesaUm

Como é a dinâmica de criação como dupla?
Pensamos juntos. A Velt serve como plataforma para nossos desejos. Desde a camiseta que queremos vestir até a luminária da nossa mesa de trabalho. Quando um de nós tem uma ideia e apresenta, encontramos apoio e entusiasmo do outro para desenvolver. Como em geral não temos um cliente específico, o projeto fica mais livre e não gera pressão, o que torna o trabalho muito mais prazeroso. Desenhamos o que a gente quer e ficamos felizes quando as pessoas se identificam. Talvez por causa disso, a gente consiga avançar em tantos projetos ao mesmo tempo.

Velt_Bhering

Velt_Bhering

O trabalho de vocês utiliza muito concreto e metal, um estilo bastante masculino com industrial. Com um atelier na Bhering, uma antiga fábrica com estilo bem similar aos produtos de vocês, existe uma co-referência nessa escolha de espaço de criação?
Com certeza. A Bhering reflete parte da nossa essência. Somos apaixonados pela indústria pesada, parafusos gigantes, objetos que trazem história pela forma.  A fábrica Bhering carrega muita história. A arquitetura, as máquinas, o som, a luz, um prédio com uma alma muito antiga que ajuda bastante na fase de inspiração e criação. No entanto, tentamos traduzir essas características para o nosso estilo como mais leveza, limpeza e elegância. Valorizamos o essencial e emocional. Fomos a primeira marca de design na Bhering  (desde 2011). Os primeiros a pensar e expressar design original na fábrica. Nessa época havia apenas alguns artistas num espaço extremamente inspirador e atraente economicamente.

dsc_5997

Velt_LeoVairo

A linha de luminárias parece ser um favoritismo de vocês, como é trabalhar o conceito de design pela luz direta e indireta em ambientes?
No início, cada luminária era desenhada para uma lâmpada de Led específica. Em comparação a outras luminárias que podem receber qualquer lâmpada, as da Velt provocam o usuário a pensar e usar uma tecnologia mais econômica. Como as de Led fazem uma luz mais forte que incomoda os olhos, a iluminação indireta é mais agradável e se apresenta como conceito base para as luminárias Slash e Cubo, onde o desenho da luz importa. Já na iluminação direta, como no caso da Pendulum, a lâmpada ilumina o ambiente como um todo.

Velt_Boobam

Sites favoritos?
Archiproducts
Designboom
Notcot
Architronic
Apartment therapy
Dezeen
Core77

Projetos futuros?
Colabs / Papelaria / Mochila / ampliação da linha Minimal…
Estamos sempre buscando caminhos para ampliar o mundo Velt.


Visite a loja da Velt na Boobam:

Velt_boobam_loja

Velt_Boobam_loja

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *