Entrevista – 80e8

Fizemos uma visita a oficina da dupla 80e8 (Antonia Almeida + Fabio Esteves). Tivemos a sorte de pegar os 2 bem na hora que estavam trabalhando e colocando a mão na massa! O resultado do bate papo você confere nas linhas e fotos abaixo.

80e8 design - Boobam 23

Como vocês 2 se conheceram e quando surgiu a ideia de criar a 80e8?
Nos conhecemos na faculdade de Desenho Industrial na FAAP e logo percebemos uma afinidade que nos aproximava no universo da criação. Fizemos 99% dos trabalhos juntos e quando o curso estava perto do fim, decidimos ter o nosso próprio escritório.

80e8 design - Boobam 17

Teve algum momento específico na vida de vocês onde sabiam que se tornariam designers?
Fabio: Não! Ia fazer Artes Plásticas e mudei para Design na última hora.
Antonia: Também não. Não sabia se fazia Arquitetura ou Artes Plásticas… O Design veio na metade do último ano do colégio.

80e8 design - Boobam 11

Nossa escola é a do observar, fazer e testar. Somos muito amigos e trocamos ideias diariamente.

80e8 design - Boobam 10

Como é o processo criativo? Os 2 fazem um pouco de tudo ou vocês dividem certas funções para cada um?
Nós 2 temos autonomia para fazer todas as funções, mas naturalmente acontece uma divisão na parte organizacional. Assim não perdemos tempo e energia. Na questão da criação, nosso processo é bem fluido. Um complementa a ideia do outro até chegarmos em um ponto em que os dois estão satisfeitos.

Nosso estilo e forma de criar são uma fusão das nossas experiências, vivências e interesses. Não nos prendemos a um estilo único, pois nos interessamos por muitas coisas e seria impossível escolher um único tema. Nossa escola é a do observar, fazer e testar. Somos muito amigos e trocamos ideias diariamente. Muitas vezes vamos juntos visitar fornecedores ou comprar materiais, e passamos um bom tempo juntos no percurso (trânsito de SP). Nesse tempo, que pode ser o de ir até a Sta Ifigênia, Brás, Florêncio de Abreu, Mooca ou o km 20 da Marginal Tietê, falamos de amenidades, interesses, coisas diferentes que vimos recentemente. Normalmente as ideias surgem desses papos. O que importa é o pensamento por trás do nascimento do produto.

80e8 design - Boobam 22

80e8 design - Boobam 21

Com que materiais vocês gostam de trabalhar?
Gostamos de experimentar, seja na questão do material ou do processo em que ele é trabalhado. O importante é saber como o material se comporta e qual a melhor forma de tirar proveito de suas propriedades.

O principal para nós não é o material em sí, mas como ele fica dentro de um processo de produção específico. A forma como ele se comporta e responde ao que queremos. Porque é durante os testes, no meio do processo, que você descobre seu potencial. É importante enxergar justamente a melhor qualidade dele, para que isso seja elevado ao máximo. Todo material é nobre, basta tirar o melhor que ele tem a oferecer!

80e8 design - Boobam 14

80e8 design - Boobam 13

80e8 design - Boobam 3

Um aspecto importante do trabalho de vocês?
Nos orgulhamos que nossos produtos são todos frutos de pesquisas e testes, onde sempre há um conceito por trás. Por exemplo, não nos interessa produzir uma nova cadeira com somente um desenho bonito. Ela deve ter algo a mais. Buscar a inovação na produção e/ou na função. Acreditamos que os objetos precisam ter um sentido para serem criados, pois o mundo está cheio deles, e se é para criar mais um, temos que nos esforçar para criar algo que seja interessante. Algo que tenha qualidade, que questione e faça pensar. No passado, os móveis eram deixados de herança e passavam de geração para geração. Acreditamos no consumo consciente e na valorização dos objetos.

80e8 design - Boobam 5

80e8 design - Boobam 7

80e8 design - Boobam 6

Quais designers e artistas vocês admiram?
Buscamos referências no nosso dia a dia, no cotidiano, nos fenômenos da natureza, na arte, na música, na mecânica, na física, nos filmes. São sempre vários assuntos que nos guiam e nos fazem refletir o que criar e porque criar. Ninguém, nem nada nos inspira ou é uma referência direta, pois apreciamos o trabalho de inúmeros designers, desde 1900 e bolinha até os dias de hoje. Gostamos particularmente daqueles que desenvolvem os próprios métodos de produção e exploram novas técnicas construtivas. Um exemplo nacional e internacional: apreciamos o trabalho do Domingos Tótora e do Tom Price.

Tom+Price+PP+Blue+Rope_CB02-1
Tom Price – Meltdown Chair
Banco Solo, design de Domingos Tótora
Domingos Tótora – Banco Solo

A melhor e pior parte de ser um designer?
A melhor parte, sem dúvida, é criar! Ver um esboço sair do papel e o projeto ganhar vida. A pior parte? Não sabemos responder… somos apaixonados pelo nosso trabalho.

80e8 design - Boobam 16

Os maiores desafios de comercializar os seus trabalhos no Brasil?
O mercado brasileiro é um pouco conservador, mas de uns tempos para cá ele tem se aberto. Tanto que hoje em dia existem muitos designers criando e comercializando suas criações. Isso significa que há um público interessado e aberto a novidades. O grande desafio é encontrar esse público. Acreditamos que com um site como a Boobam, esse caminho pode ficar mais curto e teremos a chance de atingir mais pessoas.

80e8 design - Boobam 2

80e8 design - Boobam 1

Uma dica que vocês gostariam de ter recebido bem no início da 80e8?
Poderiam ter sido tantas coisas! Aprendemos a maioria das coisas na marra, tomando com a cara na porta. Principalmente com os fornecedores. Demorou um tempo até acharmos profissionais sérios e comprometidos. Não toleramos preguiça no trabalho e coisas mal feitas.

80e8 design - Boobam 12

Projetos preferidos?
Difícil responder…Quando olhamos em retrospecto, percebemos que todas as nossas criações tiveram um motivo para serem criadas, nada foi ao acaso, e acabamos por desenvolver uma relação com elas. Podemos citar como projetos importantes e que demandaram mais tempo e pesquisa que os demais: a série Palitos (Cadeira e Mesa), a série Mov. (Banco e poltrona), o Banco do Conhecimento e as luminárias Medusa.

_mg_3345

_mg_7083

_mg_7127

Sites favoritos?
Usamos a internet para pesquisa de materiais, fornecedores e referências. Costumamos entrar no:
Dezeen
Casa Vogue
Revista Teto

80e8 design - Boobam 15

Projetos futuros da 80e8?
Construímos uma fundição de alumínio e estamos em fase de testes. Já temos em mente o que queremos fazer, mas primeiro temos que entender o material, e como ele se comporta dentro do processo. Seus pontos fortes e fracos. Em agosto teremos novidades!

80e8 design - Boobam 18
Fotos: Luiza Florenzano

Quer conhecer mais produtos da 80e8? Visite a loja deles na Boobam:

Screen Shot 2016-04-12 at 6.02.47 PM

Screen Shot 2016-04-12 at 6.02.33 PM

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *